Quem são os corretores de imóveis?

Quem são os corretores de imóveis? Conheça mais sobre a profissão.

Todos nós já ouvimos falar sobre os corretores de imóveis, mas afinal você sabe quem eles são? Será que a profissão envolve apenas nós apresentar uma boa casa? Não mesmo. Um corretor é responsável por diversas funções que facilitam a aquisição de um empreendimento.

Os corretores de imóveis, também conhecidos como corretores imobiliários, são responsáveis por dar suporte aos clientes, esclarecendo as dúvidas e resolvendo todas as questões burocráticas e jurídicas que envolvem o processo de compra, venda, locação e troca de imóveis.

Esse profissional, por exemplo, oferece uma consultoria, ou seja, além de mostrar os melhores imóveis ele auxilia o consumidor nas questões relacionadas a documentação e contrato, sendo assim um intermediador de
transições imobiliárias .

Outra função muito conhecida dos corretores é a de avaliar as necessidades dos clientes e apresentar o melhor imóvel. Para isso esse profissional monta uma apresentação que possa influenciar e até mesmo convencer o freguês a fechar negócio.

Assim como outros ofícios, o corretor também é uma profissão regida pela Lei Federal (Lei 6.560, de 12 de maio de 1978).  Além disso, o profissional confiável e reconhecido é aquele cadastrado devidamente no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

Esse cadastro garante que nenhum outro pessoal, que não seja especialista, realize essa função. Em caso contrário, a atividade pode ser considerada uma contravenção penal prevista no artigo 47 da Lei 3.688/41.

Características dos corretores de imóveis

Apesar de parecer simples, um corretor de imóvel precisa de algumas características específicas para exercer a profissão da melhor forma. Uma delas é a honestidade, ou seja, ao analisar as necessidades do cliente ele deve ser sincero sobre o imóvel apresentado, para assim criar uma relação de confiança.

Outro ponto importante e ter responsabilidade, principalmente com os horários marcados, isso vale para o profissional e para o cliente! E sobretudo, ter vocação! Estar disposto a encarar os desafios e manter seu comprometimento desde o começo de um negócio até sua conclusão.

Comments