Cuidados antes de comprar um imóvel

Comprar apesar de ser algo prazeroso, mas precisa ser muito bem pensado e avaliado, principalmente quando falamos da compra de uma casa ou apartamento, isso porque uma compra mal planejada por gerar uma enorme dor de cabeça. Veja alguns cuidados antes de comprar um imóvel.

Comprar apesar de ser algo prazeroso, mas precisa ser muito bem pensado e avaliado, principalmente quando falamos da compra de uma casa ou apartamento, isso porque uma compra mal planejada por gerar uma enorme dor de cabeça. Veja alguns Cuidados antes de comprar um imóvel.

Quem está anunciando?

Buscar por imóveis parece ser muito fácil, principalmente com o uso da internet, mas é nela que mora o perigo. Apesar de existirem sites confiáveis, geralmente aqueles criados por empresas imobiliárias é necessário que o comprador fique atento a credibilidade desses anúncios.

Se possível tenha contato físico com o anunciante antes de disponibilizar documentos e fazer orçamentos.

Descontos surreais? Desconfie

O preço é um ponto muito importante quando vamos fazer um investimento, quanto mais barato melhor, e usando essa lógica muitos vendedores utilizam as famosas “promoções” apenas como jogada de marketing para atrair os compradores.

Por esse motivo desconfie de descontos surreais e imóveis vendidos a “preço de banana”.

Verifique o histórico do imóvel

Antes de qualquer negociação cheque os antecedentes do vendedor e do imóvel em questão. Verifique se o proprietário não tem nenhuma pendência judicial e se o histórico do imóvel não consta como penhorado, hipotecado ou tenha algum processo pendente que possa vir a ser uma turbulência no futuro.

Documentos e mais documentos

Após ter certeza de que o anunciante é confiável e que não há nenhum problema com o valor referente é hora da parte burocrática: a documentação. Certifique-se de que tanto o vendedor quanto você tenham todos os documentos necessários em mãos, sejam eles: certidões, documentos pessoais, comprovantes de registro em cartório entre outros.

Primeiro a visita depois o dinheiro

Após as negociações vá conhecer seu futuro lar! Não feche negócio sem ter feito a visitação e a vistoria no imóvel. Não deposite dinheiro como percentual do imóvel ou taxas relacionadas ao local antes de conhecer.

Caso situações suspeitos aconteçam fique atento e procure um advogado. Por esse motivo é recomendado também que você seja guiado por um corretor de imóveis de confiança ou até mesmo um advogado imobiliário.

Comments