Você já pensou em mudar de cidade? Com certeza sim! Muitas vezes pensamos que para se ter uma vida melhor é preciso mudar até mesmo de país, mas não é verdade. Veja uma lista com as melhores cidades para se viver no Brasil.
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgou em 2018, um ranking com 100 cidades ótimas para se viver. O que chama a atenção nos dados é que do total 58 municípios estão localizados no estado de São Paulo.
Para a divulgação foram levados em contatos dados até 2016 de indicadores do governo federal como emprego, renda, saúde e educação. No total 5.471 cidades foram avaliadas.
A número um do ranking, fica a 70 quilômetros de São Paulo. Louveira possui um pouco mais de 40 mil habitantes e registrou um índice acima de 0,9. A média do IFDM Brasil sicou em 0,6678 (sendo que 1 é o melhor grau de desenvolvimento).
A cidade que é considera um polo turístico do estado de São Paulo, está localizada na região do Aquífero Guarani e possui aproximadamente 803 km², além de uma população de aproximadamente 54.406 habitantes.
A economia local é movida pelo agronegócio e melo turismo se destacando pelo Parque Aquático Thermas dos Laranjais, considerado o 3° parque aquático mais visitado do mundo e primeiro da América Latina.
O município de aproximadamente 263,4 km² conta com 2.658 habitantes, também é conhecida pelos seus colonizadores japoneses. Tem a economia local movida pelo plantio da cana de açúcar.
A 94 km da capital (Porto Alegre), Vale Real foi colonizada por imigrantes alemães e inicialmente sua economia movida por pelo comercio de cervejas e refrigerantes além da distribuição de fogos de artificio. Atualmente é movimentada pelo setor metalúrgico, hortifrúti, granjas e olarias.
Conhecida como a capital nacional do Boné, Apucarana está localizada na região centro-oeste do Paraná e possuir cerca de 133.726 habitantes de acordo com estima do IBGE 2018.
O município também é chamado de Cidade Alta e tem grande movimentação economia por ser um dos grandes polos na confecção de bonés e produtos associados.
Com 790 hab/Km² o município fonte de renda a produção agrícola de milho, mandioca, soja, batata-doce, cana-de-açúcar, trigo, laranja, uva, tangerina e pera.
Além disso, conta com a presença de metalúrgicas e a produção de borracha. É considera uma das cidades com maior densidade populacional chegando a 79.818 habitantes de acordo com o último senso do IBGE.
Não é apenas movida pelo turismo, mas também por pelo meio ambiente! A cidade de aproximadamente 133.821 habilitantes é detentora do Prêmio Paraná Ambiental na modalidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Conhecida pela festa Nacional do Porco Assado no Rolete é popular por outras atrações como o Parque dos Pioneiros, Pista de Motocross e também pela gastronomia fascinante.
A cidade é considera uma das mais belas cidades e com melhor índice de desenvolvimento de Santa Catarina. Foi colonizado por italianos e alemães e hoje possuí sua economia voltada para a criação de suínos e aves. Além disso o município abriga a matriz do grupo frigorifico SADIA S.A (atualmente controlada pela empresa BRF).