Novo Código de Processo Civil

As novas regras e diretrizes do Novo Código de Processo Civil já fazem parte do dia a dia de advogados e estudantes de Direito.

As novas regras e diretrizes do Novo Código de Processo Civil já fazem parte do dia a dia de advogados e estudantes de Direito.

No entanto, além de dúvidas sobre a legislação, muitos não sabem de que forma a nova lei impacta no seu dia a dia e porque conhecer mais sobre os seus mecanismos pode fazer toda a diferença.

Pensando nisso, separamos o post de hoje para explicar de que maneira o Novo CPC impacta no dia a dia de advogados, estagiários e até estudantes de Direito e porque buscar um curso online pode ser um diferencial para a sua carreira. Ficou curioso? Então, não deixe de conferir!

Não atuo na área contenciosa, mesmo assim devo conhecer os mecanismos do Novo CPC?

Sim. Mesmo os profissionais e estagiários que não lidam diretamente com processos judiciais devem conhecer os mecanismos do Novo Código de Processo Civil, já que a nova lei impacta o cotidiano da advocacia como um todo.

Apenas para se ter uma ideia, uma das grandes mudanças trazidas pelo Novo Código de Processo Civil diz respeito à importância da jurisprudência.

Com o Novo CPC, os juízes são obrigados à seguirem a os posicionamentos dos tribunais superiores, o que confere mais solidez e clareza sobre determinadas questões jurídicas.

Mesmo para quem atua no consultivo essa mudança traz consequências, já que na hora de orientar da melhor forma clientes, a jurisprudência também acaba sendo mais relevante.

Como advogado, quais as novas competências que preciso desenvolver com nova legislação?

O Novo Código de Processo Civil prioriza a solução amigável de conflitos. Na prática, isso significa que o advogado, além de conhecer a lei para defender os interesses de seus clientes, deve saber como conduzir da melhor forma uma audiência de conciliação, buscando sempre solucionar a questão da forma menos litigiosa.

Com o Novo Código de Processo Civil o advogado precisa ir além da redação de boas peças processuais.

preciso que desenvolva bem a articulação, a estratégia e principalmente saiba mostrar aos seus clientes as vantagens e desvantagens de solucionar de forma amigável determinados conflitos.

Ainda que a decisão final seja do cliente, o advogado deve estar capacitado a explicar e demonstrar todas as formas de se solucionar a questão.

Não atuo na área cível, mesmo assim vale a pena buscar me capacitar com relação ao Novo Código de Processo Civil?

Embora exista uma tendência no mercado de que todo advogado, e até mesmo estudantes de Direito, devem se especializar em uma determinada área, o sistema jurídico é único, de modo que, as alterações na legislação acabam afetando o Direito como um todo.

O Novo Código de Processo Civil trouxe consequências não apenas para quem atua na área cível contenciosa, mas para todos os profissionais de forma geral. Além disso, o Código de Processo Civil também é válido como instrumento de orientação para o contencioso de outras áreas, como a trabalhista, por exemplo.

Por este motivo, conhecer as ferramentas e diretrizes da legislação deve fazer parte da agenda de profissionais e estudantes de Direito que desejam investir na sua carreira e na melhor prestação de serviços jurídicos.

Sou estudante de Direito, o Novo CPC impacta a minha rotina? Devo saber mais sobre essa lei?

Como a maior parte dos estudantes de Direito começa a fazer estágio logo nos primeiros anos da faculdade, as mudanças do Novo Código de Processo Civil também acabam impactando sua rotina.

A nova forma de contagem de prazos, os entendimentos jurisprudenciais e até a simplificação da defesa são fatos trazidos pelo Novo Código de Processo Civil que precisam ser incorporados ao dia a dia não apenas de advogados, mas também de estagiários.

Além disso, conhecer mais sobre a lei, além do material oferecido pela faculdade, pode ser uma excelente forma de se capacitar para o futuro e ter um diferencial na sua carreira.

Investir em um curso online sobre o Novo Código de Processo Civil vale a pena?

Advogados e estudantes de Direito lidam com uma rotina atribulada que envolve conciliar uma série de tarefas. Por isso, uma queixa comum de quem atua na área é a falta de tempo.

Um curso online é a ferramenta perfeita para quem precisa de capacitação, mas não quer perder tempo com deslocamentos ou mesmo quer ter a liberdade para estudar onde e como quiser.

Comments