Qual a diferença entre incorporadora, imobiliária e construtora?

Quando o assunto é comprar ou construir surge aquela dúvida, afinal quem eu devo procurar? Uma incorporadora, imobiliária e construtora construtora? Apesar de todas estarem relacionadas a área de imóveis há uma grande diferença entre elas, você sabe qual é?

As vezes por não saber a quem recorrer, muitas pessoas acabam indo direto a um corretor para que ele dê algumas orientações, vemos então, a importância desse profissional em estar sempre informado.  Mas, vamos ao que interessa, qual a diferença desses negócios.

Uma incorporadora é responsável pelo empreendimento imobiliário, ou seja, ela identifica a demanda para determinados tipos de imóveis, faz todo planejamentos para a construção como liberações legais e documentação.

Além disso também é responsável pelo gerenciamento das obras e pela sua comercialização, que nada mais é do que a venda ou alienação do imóvel em si.

 Já a imobiliária realiza a compra, venda, locação e administração dos imóveis. É exatamente nessas que existem os corretores, profissionais que pesquisando e orientam os clientes com o intuito de facilitar todo processo entre vendedores e compradores.

E por fim, mas não menos importante, as construtoras. Sem elas, podemos dizer que não existem os imóveis, uma vez que essas são responsáveis pela execução física do empreendimento.

Sendo assim, as construtoras estão relacionadas a construção civil: contratação da mão de obra, engenharia, compra de equipamentos, teste de qualidade, são algumas das responsabilidades deste ramo.

Desta forma, podemos dizer que, apesar de serão de terem funções distintas, essas três áreas trabalham em conjunto. Juntas elas planejam, constroem e vendem, tornando o sonho de milhares de brasileiros realidade.

Comments