Superior Tribunal de Justiça Desportiva

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva é um dos órgãos mais importantes para o bom funcionamentos das práticas esportivas.

Apesar de não ser conhecido por grande parte dos admirados de esportes, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva é um dos órgãos mais importantes para o bom funcionamentos das práticas esportivas.

O STJD, como também é conhecido é responsável por julgar as infrações ou condutas impróprias que acontecendo dentro dos campos, quadras e arquibancadas dos grandes eventos esportivos.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva é o órgão máximo da Justiça Desportiva, isso porque pode recorrer a instâncias internacionais para tomada de decisões. Logo abaixo do STJD existem os Tribunais de Justiça Desportiva que atuam diretamente nas regiões e nos municípios.

Vale ressaltar que cada modalidade esportiva possui seu próprio STJD, esses trabalham diretamente com as confederações desses esportes, ou seja o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei responde junto a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e assim sucessivamente.

Todos os atos julgados pelo STJD são regidos pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), nele estão prescritas todas as normas e condutas esperados dos torcedores, atletas e clubes durante a realização das práticas esportivas.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva foi criado para dar autonomia aos esportes e também garantir que cada vez menos hajam atitudes que não são compatíveis as atividades desportivas.

Outro fator importante é que o STJD promove os esportes de forma limpa e equilibrada dentro do território nacional, mostrando que o Brasil é um país que se importa com a integridade das pessoas envolvidas em qualquer esporte.

Comments